Formação

Home » Formação

A Nucliforma identifica-se com uma política de reforço da coesão social, assente no conhecimento e na qualificação profissional, na promoção da literacia digital e do acesso às NTIC. Nessa perspectiva tentamos desenvolver a atividade formativa, no meio de um conjunto de outras actividades que promovam sinergias e possibilidades de acção integrada. Objectivamente, fazemos todos os possíveis para que os nossos utentes sintam que a oportunidade de frequentarem formação na Nucliforma, constitua uma oportunidade de reforço da sua integração social. A formação, como uma oportunidade de integração, aos mais diversos níveis.

Como o fazemos? Essa é a grande questão. De qualquer forma, está na nossa génese a luta por um mundo no qual as pessoas sejam o mais importante. Nessa medida, fazemos tudo para que os nossos utentes se sintam como pessoas privilegiadas, que têm a oportunidade de interagir com uma entidade que os faz sentir e os valoriza como tal.

Contudo, para que a formação e as actividades que desenvolvemos possam constituir-se como uma oportunidade de integração social, tentamos mostrar uma grande compreensão pela necessidade de se fazer um esforço para se integrarem as vítimas da desigualdade, da discriminação e da pobreza. Seja a que nível for. Assim, desde as mulheres, aos deficientes, aos trabalhadores de PME e de pequenas organizações sociais, desenvolvemos um esforço enorme por direccionar-lhes a nossa oferta formativa, sem contudo, fazer com que se corra o risco de segregação.

 

Organização e tipologias de formação:

Formação presencial, na qual a atividade formativa se desenvolve em sala, promovendo a interação permanente entre formando/formador e privilegiando o grupo pedagógico enquanto elemento facilitador de aprendizagens;

Formação em contexto de trabalho, na qual os trabalhos se desenvolvem no próprio local de trabalho ou em ambiente similar, optando-se por métodos de simulação e treino;

Formação em alternância, na qual, se vai alternando a formação presencial com formação em contexto de trabalho.

Público-alvo: clientes da NUCLIFORMA e de instituições parceiras e público externo, que pretendem vir a desenvolver a sua atividade profissional nestas áreas.

Objetivos: dinamizar a oferta local de recrutamento de profissionais qualificados; promover a empregabilidade de públicos pouco qualificados e o acesso a atividade profissional compensadora e satisfatória, promovendo deste modo o desenvolvimento social da comunidade; colocar ao dispor da comunidade educativa o know-how da Instituição; criar um centro especializado de conhecimento e formação profissional na área da educação infantil, inovação social e empreendedorismo.

Instituições parceiras (formais e informais):

– Instituto Piaget, ALSUD, IPSS, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais.

Modalidades de formação:

– Formações Modulares inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações;

– Cursos de Aprendizagem;

– Cursos de Educação e Formação de Jovens;

– Cursos de Educação e Formação de Adultos;

– Cursos de Especialização Tecnológica;

– Cursos Profissionais.


Formação

Saúde
ALERGÉNIOS ALIMENTARES: OBRIGAÇÕES LEGAIS
Serviços Sociais
Trabalho Social e Orientação
Gestão, Administração Escolar e Organização de Emergência 
Educação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Conceitos, Razões e Caminhos para a Educação Inclusiva
Educação
Formação de Professores e Formadores
Equipas Multidisciplinares
Educação
Formação de Professores e Formadores
Modelo Pedagógico do Movimento Escola Moderna
Saúde
Orientações sobre oferta alimentar em meio escolar
Saúde
Regras Higiene e Segurança Alimentar
Informática
Gestão e Administração
Microsoft Excel
Serviços Sociais
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Sistema de Promoção e Proteção e o papel das entidades da 1ª Linha
Saúde
Primeiros Socorros Pediátricos - Vila Nova de Santo André
Ciências empresariais
Secretariado e Trabalho Administrativo
Contabilidade e Fiscalidade nas IPSS’s
Desenvolvimento pessoal
Assertividade e Gestão de Conflitos
Saúde
Primeiros Socorros Pediátricos
Desenvolvimento pessoal
Motivação e Liderança
Saúde
Primeiros Socorros
Educação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Educar para a felicidade - Professores e Educadores
Educação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
A utilização da voz em contexto educativo
Educação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Música e dança na infância
Educação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Educar para a felicidade – Pais e Famílias
Desenvolvimento pessoal
Crescer com Disciplina Positiva
Desenvolvimento pessoal
Introdução à Disciplina Positiva
Educação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Técnicas e Estratégias Educativas em Creche
Saúde
Alimentação Saudável - Confeção de Papas
Educação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Desenho Universal para a Aprendizagem
Saúde
Alergias e Intolerâncias Alimentares em Contexto Escolar
Informática
Ciências Informáticas
Tecnologias da Comunicação e Informação Aplicadas à Educação
Saúde
Primeiros Socorros - Cozinhas e Alimentação
Desenvolvimento pessoal
Perturbações do Desenvolvimento – Fatores de Risco e Sinais de Alerta
Desenvolvimento pessoal
Formação de Professores e Formadores
Competências Profissionais do Educador de Infância
Educação
Formação de Professores e Formadores
Técnicas de Expressão Plástica e Construção de Materiais Educativos
Desenvolvimento pessoal
Secretariado e Trabalho Administrativo
Atendimento ao Público - Presencial e Telefónico
Desenvolvimento pessoal
Gestão e Administração
Imposto sobre o Rendimento das pessoas Singulares
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento de competências sócio emocionais na intervenção social
Desenvolvimento pessoal
Secretariado e Trabalho Administrativo
Gestão de Reclamações
Desenvolvimento pessoal
Gestão e Administração
Gestão do Tempo e do Stress