Empresa

Home » A Nucliforma » Empresa

A NUCLIFORMA, formação Consultoria e Projetos Lda., quer instituir-se como entidade formadora certificada em áreas de interesse, nomeadamente, apoio à infância, social, empresarial, formação de formadores. A constituição desta sociedade resultou da análise estratégica dos seus sócios, que identificaram como um dos vetores prioritários do desenvolvimento nacional e internacional, a integração de novas qualificações no domínio das áreas de apoio à infância, apoio social, formação de professores e formadores de áreas tecnológicas e empreendedorismo social.

Privilegiando, domínios de aprendizagens associados à saúde e à proteção social e apostando fortemente na inovação, criatividade e qualidade, a NUCLIFORMA propõe-se implementar uma estratégia de diferenciação, marcada pela qualidade do serviço prestado, apostando na inovação e em metodologias e investigativas de qualificação dos seus trabalhadores e prestadores de serviços.

A NUCLIFORMA é constituída por pessoas singulares e por duas pessoas coletivas, Nuclisol – Jean Piaget, Associação para o Desenvolvimento a Integração e a Solidariedade e Alsud-Cooperativa de Ensino e Formação Profissional do Alengarve, CIPRL.

Pela importância de que se reveste para a empresa Nucliforma a participação destas duas pessoas coletivas, far-se-á uma breve apresentação das mesmas.

A história da NucliSol Jean Piaget remonta a 1983, quando iniciou a sua atividade, mas só passados nove anos, em 1992, adota a sua designação atual: NucliSol Jean Piaget — Associação para o Desenvolvimento da Criança, a Integração e a Solidariedade.

A NucliSol Jean Piaget é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) que tem como principais objetivos a criação e organização de centros, creches, escolas e jardim-de-infância, centros de acolhimento e acompanhamento de crianças e adultos marginalizados, deficientes ou em situação de risco, centros de apoio a famílias económica e socialmente carenciadas, centros de proteção e acompanhamento de idosos, inválidos e indivíduos sem capacidade para o trabalho, centros de apoio e proteção na saúde preventiva e curativa.

Entre as variadas atividades mantidas destaca-se a prestação de cuidados, educação e formação, ensino vocacional, profissional e ainda a colaboração com outras entidades sociais que prosseguem objetivos semelhantes.

Para além das suas valências na área da Educação e Acão Social, a NucliSol dinamiza Projetos de Intervenção Comunitária, procurando contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde está inserida e para a coesão da sua estrutura social.

 A Organização desenvolve políticas de qualidade com vista à obtenção dos seguintes objetivos:

– Satisfazer as necessidades e expectativas dos nossos Utentes;

– Melhorar continuamente a qualidade de serviço;

– Aperfeiçoar o desempenho, a motivação e o desenvolvimento profissional dos seus trabalhadores;

– Operar com responsabilidade social;

– Melhorar a qualificação da comunidade;

– Melhorar as práticas da comunidade;

– Fomentar a igualdade de oportunidades e a não discriminação.

 

A Escola Profissional ALSUD foi criada com o objetivo de absorver a delegação de Mértola da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça. A transferência fez-se em Janeiro de 2008 e incluiu toda a oferta formativa, alunos, professores, funcionários, direção, instalações e equipamentos. A mudança assumiu-se quer como uma continuidade do projeto pedagógico vivenciado durante 15 anos de ensino profissional sob o nome do professor Bento de Jesus Caraça, quer como um crescimento e rentabilização dessa experiência através da diversificação das áreas formativas e da sua expansão para outros locais.

 

Em Mértola, ao longo de 15 anos (ALSUD), especializou-se na área formativa do património, em especial na arqueologia e na recuperação do património edificado, do turismo e da animação. Para a nova geração de Escola, tem como intenção estender e aprofundar essas áreas nos outros concelhos e abarcar outros domínios formativos em que há carência comprovada de técnicos especializados como no ambiente, na eletricidade, nas energias renováveis, nos sistemas de tratamento de águas, nas indústrias extrativas e na gestão cinegética.

 

Os objetivos e os valores da ALSUD, Escola Profissional são consonantes com os consignados na Lei de Bases do Sistema Educativo”, com os valores e princípios cooperativos e pressupõem uma conceção da educação orientada para um desenvolvimento sustentável e equilibrado da sociedade e do ambiente, uma visão de escola positiva e dinâmica orientada para a comunidade e uma visão do indivíduo como ser ímpar e com ilimitada capacidade de se superar a si próprio.

Atenta à evolução social da última década e matizada pelas características das entidades que a compõem, a NUCLIFORMA, pretende a curto prazo expandir o campo estratégico da sua atuação, procurando integrar na sua oferta formativa novas área de formação, reforçando assim a necessidade de qualificar jovens e adultos  a nível local, nacional e internacional.

 

Por imperativo das mudanças instituídas pela Publicação do Decreto-Lei n.º 92/2011, que veio criar o Sistema de Regulação de Acesso a Profissões (SRAP), simplificando o acesso ao exercício de profissões, exige-se ao/às trabalhadores/as serem de portadores/as das qualificações exigidas para poder ter acesso à sua profissão e poderem desenvolver um trabalho de competências mais qualificadas.

Estrategicamente, e procurando reforçar o seu posicionamento no mercado, pretende iniciar a sua atividade em Lisboa e instituir-se a médio prazo noutras áreas geográficas: Centro (em Viseu), no Norte (Mirandela) e Vila Nova de St.º André.

 

Toda a oferta formativa é dirigida ao público em geral, nomeadamente jovens e adultos com interesse pelas áreas anteriormente mencionadas e por empresas do setor social e empresarial que necessitem de adquirir e desenvolver novas competências que impulsionem a criatividade, a inovação e a capacidade de resolução de problemas, dotando as organizações com novos saberes que lhes vão permitir ultrapassar os novos desafios da sociedade da inovação e do conhecimento.

Pretende-se que este processo constitua um estímulo à motivação e ao envolvimento, numa cultura organizacional orientada para o desenvolvimento de competências e para a melhoria contínua, com base na criatividade e inovação social. A avaliação tem vindo a ser encarada como um elemento intrínseco à vida da organização, abrangendo o funcionamento dos serviços, os processos dinamizados, e todas as atividades de suporte ao ciclo formativo.

 


A Nucliforma

Saúde
ALERGÉNIOS ALIMENTARES: OBRIGAÇÕES LEGAIS
Serviços Sociais
Trabalho Social e Orientação
Gestão, Administração Escolar e Organização de Emergência 
Educação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Conceitos, Razões e Caminhos para a Educação Inclusiva
Educação
Formação de Professores e Formadores
Equipas Multidisciplinares
Educação
Formação de Professores e Formadores
Modelo Pedagógico do Movimento Escola Moderna
Saúde
Orientações sobre oferta alimentar em meio escolar
Saúde
Regras Higiene e Segurança Alimentar
Informática
Gestão e Administração
Microsoft Excel
Serviços Sociais
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Sistema de Promoção e Proteção e o papel das entidades da 1ª Linha
Saúde
Primeiros Socorros Pediátricos - Vila Nova de Santo André
Ciências empresariais
Secretariado e Trabalho Administrativo
Contabilidade e Fiscalidade nas IPSS’s
Desenvolvimento pessoal
Assertividade e Gestão de Conflitos
Saúde
Primeiros Socorros Pediátricos
Desenvolvimento pessoal
Motivação e Liderança
Saúde
Primeiros Socorros
Educação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Educar para a felicidade - Professores e Educadores
Educação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
A utilização da voz em contexto educativo
Educação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Música e dança na infância
Educação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Educar para a felicidade – Pais e Famílias
Desenvolvimento pessoal
Crescer com Disciplina Positiva
Desenvolvimento pessoal
Introdução à Disciplina Positiva
Educação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Técnicas e Estratégias Educativas em Creche
Saúde
Alimentação Saudável - Confeção de Papas
Educação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Desenho Universal para a Aprendizagem
Saúde
Alergias e Intolerâncias Alimentares em Contexto Escolar
Informática
Ciências Informáticas
Tecnologias da Comunicação e Informação Aplicadas à Educação
Saúde
Primeiros Socorros - Cozinhas e Alimentação
Desenvolvimento pessoal
Perturbações do Desenvolvimento – Fatores de Risco e Sinais de Alerta
Desenvolvimento pessoal
Formação de Professores e Formadores
Competências Profissionais do Educador de Infância
Educação
Formação de Professores e Formadores
Técnicas de Expressão Plástica e Construção de Materiais Educativos
Desenvolvimento pessoal
Secretariado e Trabalho Administrativo
Atendimento ao Público - Presencial e Telefónico
Desenvolvimento pessoal
Gestão e Administração
Imposto sobre o Rendimento das pessoas Singulares
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento de competências sócio emocionais na intervenção social
Desenvolvimento pessoal
Secretariado e Trabalho Administrativo
Gestão de Reclamações
Desenvolvimento pessoal
Gestão e Administração
Gestão do Tempo e do Stress
Educação
Formação de Professores e Formadores
Introdução à Pedagogia Montessori